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"É preciso estar devidamente preparado e capacitado para trabalhar a bordo de um barco de pesca"

Mauro da Silva Christello, Presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), dá algumas dicas indispensáveis para uma navegação mais segura.

Os pescadores que atuam no Estado do Rio estão praticando uma navegação segura?

Antes de tudo, é preciso estar devidamente preparado e capacitado para trabalhar a bordo de um barco de pesca. A formação desse tipo de profissional se dá através de cursos ministrados pela própria Marinha. Além disso, é preciso que ao sair para o mar todo o material de salvatagem esteja a bordo, o que varia de embarcação para embarcação. Geralmente, segue-se a lista abaixo:

- Balsa salva-vidas
- Coletes
- Lanternas
- Sinalizador Luminoso (o sonoro não é exigido pela capitania dos portos para as embarcações de pesca)
- Estojo de Primeiros Socorros

É necessário investir em equipamentos para fazer uma navegação mais segura?

Com certeza quem for por aí está em vantagem. Apesar de não haver uma estatística oficial, podemos observar que os barcos de pesca que trafegam pelo litoral fluminense são melhor equipados que no resto do país. Por exemplo, quase todos já usam rádio operando nas frequencias VHF e IHF-FSB (amplamente usadas na comunicação marítima). O navegador GPS, que orienta a embarcação através de sinal via satélite, pode ser encontrado em 80% delas. Mais raro é o uso do radar, que serve para detectar obstáculos na superfície da água. Esse tipo de aparelho está em menos de 10% dos barcos. Em compensação o uso do sonar (equipamento que emite onda sonora para localizar acidentes no terreno abaixo da água) é mais difundido - 80%. Mas isso ocorre pelo fato dele ser usado também na localização de cardumes.

Quais são os acidentes mais comuns na atividade da pesca?

Muitos casos de ferimentos e lesões poderiam ser evitados se fosse desenvolvida uma cultura direcionada para o uso da roupa de trabalho. Como o Brasil é um país tropical, com sol o ano inteiro, torna-se difícil assimilar o equipamento no dia-a-dia. De qualquer modo, é muito importante que todos entendam a importância desses itens.

E quais são eles?

Botas de borracha, do tipo galocha de cano longo. A chamada roupa de oleado, isto é, calça e jaqueta impermeável. Para completar, as luvas - que devem ser, de preferência, feitas em algodão para não dificultar o tato.

Existe mais algum conselho que o senhor daria para evitar acidentes?

O uso do cinto de segurança nos trabalhos da mastreação dos barcos (que é colocar na água as redes de pesca). Também é importante, principalmente no verão quando aumentam os casos de insolação, não esquecer de levar para um dia de trabalho de dois a três litros de água doce por homem a bordo.


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