Segumar
Segumar - Instituto Brasileiro de Segurança Marítima e Fluvial
Atuação
Quem Somos::Metas::Serviços::Fale Conosco
Atividade Petrolífera
Segumar >Atividade Petrolífera

Jet Ski
Ao testar os limites de velocidade numa embarcação, novatos causam sérios acidentes.

Ampliar Foto

Marinheiros de Primeira Viagem

Sol na maior parte do ano e um imenso litoral - não é de se espantar que o Brasil tenha um potencial praticamente infinito para exploração do lazer e do esporte em suas águas.

Entretanto o aumento das atividades nessas áreas tem trazido vários marinheiros de primeira viagem para o comando de embarcações, aumentando o risco de acidentes.

Colisões em Alta Velocidade - Um dos principais vilões de nosso litoral é o Jet Ski. Num levantamento feito pela Defensoria Pública da União, nos seis últimos anos foram registrados no Tribunal Marítimo 62 acidentes envolvendo esse tipo de embarcação. Os números são relativamente altos: 52 vítimas, sendo 19 fatais.

A principal causa desses acidentes é a falta de consciência sobre os perigos e riscos por parte dos condutores dessas motonaúticas. Assim, a prática do lazer pode se transformar em tragédia, como por exemplo a colisão de Jet Ski com três crianças na beira da praia ocasionando uma vítima fatal e lesão corporal em outra e a perda de controle do Jet Ski (resultado de manobras arrojadas próximo a outras embarcações) indo de encontro a três pessoas em Banana Boat, acarretando em duas vítimas fatais e uma lesão corporal de natureza grave.

Respeitando as Normas - Casos ainda mais graves como o naufrágio do Bateau Mouche, no Reveillon de 1988 na cidade do Rio de Janeiro, causando a morte por afogamento de 55 pessoas, são resultados da imperícia, imprudência ou negligência na observação das Normas de Segurança Marítima.
Copyright - Segumar 2002
Reload