|   |  
  Em nenhuma outra região o rio assume tanta importância como na Amazônia, onde tudo gira direta ou indiretamente em torno da navegação. 
 
   |  |  A Navegação Regional e o Meio Ambiente
 
 De beleza e riqueza biológica inigualáveis, a Amazônia é considerada um dos mais importantes redutos verdes do planeta. A exuberância de sua  biodiversidade  e o despertar da região, contudo, propiciam uma série de problemas que requerem atenção igual à que se vem dispensando às suas fauna e flora. O debate sobre o meio ambiente amazônico, portanto, passa também por uma análise ampla e cuidadosa da importância de uma navegação regional, sobretudo segura.
 
 Ocupação e Integração - 
O perfil da ocupação geográfica vem mudando substancialmente. Os nativos (antes isolados em comunidades ribeirinhas ou mesmo na floresta, desenvolvendo atividades artesanais e tradicionais para o próprio consumo) vêm, pouco a pouco, se integrando às regiões mais desenvolvidas, chamados pelos reclamos de sobrevivência e pela integração comercial. Assim, hoje em dia, vemos o caboclo e o índio envolvidos nas mais diferentes atividades, nos pontos mais longínquos que podem ser alcançados através dos rios da Bacia Amazônica.
 
 Segurança nos Rios - 
Utilizando uma malha hidrográfica superior a 20 mil quilômetros, a população regional  (principalmente os ribeirinhos) tem os rios como única via de acesso e a embarcação como único meio de transporte e integração.
 
 A embarcação, portanto, presente no dia-a-dia, atende aos diversos segmentos que utilizam a rede fluvial, naturalmente navegável, para promover o desenvolvimento econômico, social, cultural, turístico, científico e tecnológico na Amazônia.
 
 O transporte fluvial,  por isso, é indispensável à sobrevivência da quase totalidade dos vilarejos. Em nenhuma outra região o rio assume tanta importância como na Amazônia, onde tudo gira direta ou indiretamente em torno da navegação.
 
 Assim considerado, só a disseminação das regras de navegação na Região Amazônica será capaz de promover a conscientização de um transporte seguro, uma vez que, o usuário da embarcação também estará participando do processo de implantação de uma mentalidade voltada para a segurança da navegação.
 |  |